sábado, 12 de outubro de 2013

Gala de Premição do MMA 2013


A noite convidou ao convívio. O clima ameno fez com que as pessoas que se dirigiram até à Fortaleza de Maputo levassem looks já a pensar no Verão que vem chegando a Moçambique. A edição dos Mozambique Music Awards de 2013 estava marcada para as 20h mas assim que cada convidado ou artista chegava à entrada do recinto tinha conhecido que o certame só começaria às 21h30.

Temperatura e organização à parte, a verdade é que a 5ª edição dos MMA foi uma noite bastante animada. A dar o mote da festa começou Dama do Bling e as suas dançarinas enquanto os anfitriões da festa foram Hanna Gisela e André Manhica. O locutor, sempre divertido, conduziu toda a edição que estava a ser transmitida em directo pela televisão Miramar.
Os primeiros prémios da noite, o de 'Melhor Pandza' e de 'Melhor Vídeo', foram entregues primeiramente por Dan Ripanga a Mr. Cuca e o segundo a Gabriela. A seguir às emoções iniciais da noite houve um pouco de dança tradicional a introduzir o prémio de 'Melhor Dance Music', ganho por DJ Faya com 'Bondoro'.

Claúdio Ismael subiu várias vezes ao palco a acompanhar diferentes artistas mas foi com a música que interpreta com Mimãe 'Quero ser o teu papai' que o músico fez toda a gente balançar ao som de uma boa passada. Luis Rafael, o representante do Ministério da Cultura anúnciou o prémio de 'Álbum mais vendido', que foi para Stewart Sukuma.
Toda a gala foi marcada pela diversidade da música moçambicana e houve também espaço para um registo mais interventivo, com os G-Pro. Nesse seguimento foi comunicado o 'Prémio Carreira' a Hortênsio Langa, já que o músico conta já com 40 anos de carreira, sendo actualmente secretário da Associação dos Músicos Moçambicanos.
De seguida, subiu ao palco Mr. Bow com os ritmos da marrabenta e com ele esteve um grupo de dançarinos e dançarinas que honraram as raízes nacionais. Depois de ter ganho o prémio 'Melhor Música Ligeira', Neyma subiu ao palco pela segunda vez para receber o galardão de 'Música mais popular' e num tom divertido, a cantora tirou os sapatos para descontrair sobre a sua altura.

Mr. Cuca ganhou o primeiro prémio da noite mas levou ao palco dos MMA um pouco de pandza. As categorias de rádio e televisão fizeram de Hélder Leonel, da Rádio Cidade e do já habitual Gabriel Júnior, da TVM, dos vencedores da noite. Nos momentos seguintes, Hernâni introduziu e foi vestido a rigor que Ziqo aumentou a animação já instalada.
Gabriela falou a todos os presentes ao ganhar o prémio de 'Melhor música R & B Soul', enquanto Tânia Tomé, vencedora de 'Melhor Música Afro' e Mimãe, vencedora de 'Melhor Música Tropical' não estiveram presentes no evento. Na altura dos prémios por sexo, os premiados foram repetentes: Neyma e DJ Faya. O DJ dedicou o seu segundo prémio a todos os músicos moçambicanos.
'Neyma, again'. Foi assim que foi anunciado o último prémio da noite. Pela quarta vez, a cantora foi até ao palco dos Mozambique Music Awards para receber o título de 'Artista mais popular'.